quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A construção da monografia foi uma conquista muito grande para mim.Confesso que quando vi o trabalho pronto me emocionei muito. Hoje me sinto uma autora, espero poder estar apenas começando um processo de construções.

Formatar e referenciar

 Chegou a hora de verificar a formatação e conferir as referências; aí, somente com a ajuda da super Del que estave sempre com todo grupo orientando e ajudando. Achei tranquilo referenciar e formatar, afinal, Del estava do meu lado.

Leituras

Estou lendo muitos textos, e, confesso que estou gostando das descobertas

Pequenos registros

Estou fazendo pequenos registros sobre as informações e observações feitas até agora. Estou escrevendo tudo no meu diário de campo.

Escrita e orientação

 Após a escrita do desenvolvimeto foi tudo mais fácil. Passei a enviar via e-mail  para Cris tudo que ia produzindo e ela ia me orientando. E assim seguiu todo processo de construção da minha monografia. Introdução, desenvolvimento e conclusão, devidamente orientados por Cris e corrigidos por Valéria, nossa professora de Português.

Escrita

 Escrevi minha introdução socializando os motivos que levaram- me a pesquisar a Linguagem musical. Em seguida, apresentei para Cristina , minha orientadora. Ela gostou da minha construção e pediu que eu partisse para o desenvolvimento da monografia.
 Iniciei a escrita do desenvolvimento de minha monografia, após nova consulta com Cristina, ela me explicou que falar dos benefícios era legal, contudo, eu precisava ampliar minha construção falando da música como linguagem cultural. A partir daí, tive um click, e então, deixei fluir as ideias partindo de tudo que havia lido, coletado e analisado.
 

Começando a organizar os dados coletados

Iniciei um processo difícil; organização dos dados coletados. Tudo que li achei importante e fui escrevendo no meu diário de campo. Em seguida, passei pelo processo de filtragem desses dados para iniciar a escrita da minha introdução.

Conversando sobre vivências musicais

Conversei informalmente com três colegas da creche para entender o universo musical vivenciado por elas tanto na vida pública quanto na vida privada. Descobri que as meninas têm uma preferência pelas músicas que são feitas para massa, ou seja, as que tocam nas rádios todos os dias.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Meu TCC

Minha paixão pela música e as observações que venho fazendo a algum tempo sobre como a linguagem musical vem sendo trabalhada na creche me levaram a querer pesquisar sobre o universo musical na Educação Infantil.
A linguagem musical é um recurso maravilhoso para o desenvolvimento global dos educandos. Reforçando essa afirmativa e refletindo sobre os motivos  que levam os professores de Educação Infantil a não trabalharem a linguagem musical focando nos objetivos propostos nas orientações curriculares, pretendo ampliar meus conhecimentos e compartilhar com meus leitores reflexões para uma prática mais criativa.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quem sou eu?

Meu nome é Ana Lucia, sou professora de Educação Infantil. Meu dia-a-dia é recheado de surpresas, afinal trabalhar com crianças é ter a oportunidade de se surpreender a cada instante. Adoro música, e sei da importância da linguagem musical para o desenvovimento das crianças. Por isso, resolvi  falar da  importância dessa linguagem na Educação Infantil